Voltar para o dicionário

Entrevista médica qualificada

Sim, o termo é estranho e um tanto formal. Mas calma, esse procedimento é mais tranquilo do que o nome sugere. Antes de contratar um plano de saúde, a operadora vai te pedir para preencher um questionário sobre condições que você possa apresentar, como hipertensão ou diabetes, por exemplo. Esse formulário se chama Declaração de Saúde. Clique aqui para saber mais sobre ela.

Se você tiver dificuldades para responder a Declaração de Saúde, pode pedir a ajuda de um médico. A entrevista qualificada é justamente isso: quando o plano de saúde indica um médico para te ajudar a preencher essa declaração. Você também pode fazer a entrevista qualificada com outro médico de sua preferência, mas, nesse caso, deverá arcar com os custos.

Perguntas Frequentes:

1. Todo mundo passa por uma Entrevista Médica Qualificada?

Não. A entrevista qualificada é um direito do consumidor, previsto pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que pode ou não acontecer. O plano de saúde pode indicar um médico para te ajudar com o preenchimento da Declaração de Saúde ou você mesmo pode solicitar a ajuda desse profissional, mas não há problemas se preenchê-la sozinho. A única coisa importante de lembrar é que você precisa fazer isso com atenção, pois é com base na Declaração de Saúde que algumas características do seu contrato são definidas, como, por exemplo, se haverá ou não alguma restrição temporária de cobertura. Clique aqui para saber mais sobre isso. Assim, se você deixar de mencionar alguma informação importante, isso pode, no futuro, ser interpretado como fraude.
2. A operadora pode se negar a me aceitar por conta de algo que eu responder na entrevista?

Não. A operadora de saúde não pode se negar a te aceitar por conta do que você respondeu na entrevista médica. O que ela pode – com ou sem a realização da entrevista – é pedir que você faça alguns exames. O nome desse procedimento é Perícia. Clique aqui para saber mais.

3. A entrevista qualificada é obrigatoriamente acompanhada de exames médicos?

Não, na maioria das vezes ela não é acompanhada de exames. Porém, algumas entrevistas médicas qualificadas também podem ser acompanhadas de uma perícia, caso seja solicitado pelo médico ou plano de saúde. A perícia prevê a realização de exames, mas perícia e entrevista médica qualificada são duas coisas distintas.

4. Se durante a entrevista eu relatar a presença de doença preexistente, não vou receber cobertura?

Pode existir uma restrição de cobertura em alguns casos. Explicando melhor: caso você tenha uma Doença ou Lesão Preexistente (DLP), a operadora pode oferecer Cobertura Parcial Temporária (CPT) ou Agravo. Falamos mais sobre isso aqui. Caso seja ofertada a Cobertura Parcial Temporária, o plano não irá cobrir internação em UTI ou CTI, Procedimentos de Alta Complexidade (PAC) e procedimentos cirúrgicos relacionados exclusivamente à DLP, por um prazo de até 24 meses. 

Por exemplo, vamos imaginar que uma pessoa possua diabetes e esta condição tenha sido diagnosticada antes de contratar o plano de saúde. A diabetes é uma DLP e, com isso, o plano a ser contratado poderá não cobrir leitos de alta tecnologia (UTI e CTI), cirurgias e PAC relacionados exclusivamente a diabetes por até 2 anos. 

Entrevista Médica Qualificada: como funciona na Alice?

Na Alice, nós nos colocamos à disposição para tudo o que você precisar.

Como assim? Queremos estar bem próximos de você e facilitar a sua vida, então fazemos questão de estarmos acessíveis para tirar qualquer dúvida {qualquer dúvida mesmo}, inclusive sobre o preenchimento da Declaração de Saúde. Por isso, se durante o preenchimento você tiver alguma dificuldade, é só entrar em contato com a gente por e-mail: alo@alice.com.br. Nós também podemos te contatar se tivermos alguma dúvida para elaborar seu contrato direitinho {como deve ser}.