Voltar para o dicionário

Perícia médica

O nome assusta, não é? Mas não há nada a temer. Perícia é o nome dado a uma avaliação médica que tem como objetivo constatar se a pessoa uma determinada condição de saúde. 

No contexto da contratação de um plano, a perícia é quando o plano de saúde solicita exames médicos antes da assinatura do contrato com o objetivo de verificar a existência ou não de algumas Doenças ou Lesões Preexistentes (DLP). Não sabe direito o que é isso? A gente explica tudo aqui

Trata de um procedimento permitido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e que ajuda os planos a definirem o contrato de cada membro. Quer saber mais sobre a perícia médica? É só continuar lendo esse texto.

Perguntas Frequentes

1. Por que os planos de saúde precisam saber se eu tenho uma Doença ou Lesão Preexistente (DLP)?

Porque se você tiver alguma DLP, poderá ter uma restrição de cobertura no seu plano de até dois anos (24 meses) para cirurgias, internação em UTI e CTI e procedimentos de alta complexidade relacionados a essa condição apenas. 

Por exemplo, alguém com uma lesão no ligamento do joelho que tenha sido diagnosticada antes da contratação do plano, não terá cobertura para fazer uma cirurgia para resolver esse problema por um determinado período (no máximo 24 meses). Passado esse prazo, poderá, então, realizar a cirurgia normalmente utilizando o plano de saúde.

2. Posso me recusar a realizar os exames de perícia médica?

Não. Como a perícia médica é uma das etapas de contratação do plano, se ela for solicitada, você deverá comparecer. Caso contrário, o fluxo de contratação do plano de saúde será suspenso.

3. Terei algum custo com a perícia médica?

Não. Como a perícia é realizada por médicos designados pelo plano de saúde, ele deve arcar com todos os custos.

4. Quais exames são feitos na perícia?

Isso depende de cada caso. É o médico designado pelo plano de saúde que vai decidir quais exames serão necessários. Podem ser solicitados exames físicos, de sangue ou imagem, entre outros. Se existe a necessidade de confirmar diabetes, por exemplo, o médico pode pedir um exame de glicemia. Se a dúvida é em relação a doenças cardiovasculares, pode pedir um ecocardiograma.

5. Em que momento a perícia é feita, caso necessária?

Caso necessária, a perícia será realizada antes de você ingressar no plano de saúde, ou seja, antes da assinatura do seu contrato. 

6. E se na perícia eu não tiver nenhuma doença detectada, mas desenvolvê-la depois de contratar o plano?

Nesse caso, você terá cobertura irrestrita em relação ao problema de saúde que por acaso desenvolver. Lembrando que essa cobertura depende da segmentação do seu plano (falamos mais sobre isso aqui). 

7. A depender do resultado da perícia, o plano de saúde pode se recusar a me aceitar?

Não. Caso os exames detectem alguma DLP, o plano de saúde pode oferecer a CPT ou agravo (tá tudo tudo bem explicado aqui) para a doença em questão, mas não pode impedir que você contrate o plano. 

Perícia na Alice, existe?

Acontece assim: podemos pedir quando acharmos necessário, mas sempre com o objetivo de oferecer o melhor atendimento e cuidado que pudermos. Conhecer os problemas de saúde dos nossos futuros membros nos ajuda a saber a quantidade de recursos e de profissionais que precisaremos mobilizar para disponibilizar um serviço de qualidade {essa é uma palavra importante para nós}.  

Todo mundo vai ter que fazer perícia?

Não. É importante lembrar que o pedido de perícia não vai existir na grande maioria dos casos. Ela pode ser solicitada em alguns deles para complementar a Declaração de Saúde, quando a própria pessoa tem dúvida sobre seu estado de saúde ou quando precisamos de algumas informações a mais sobre DLPs.

O mais importante para nós é sempre ter um relacionamento próximo e transparente com você. Por isso, se por acaso te pedirmos para realizar a perícia, vamos deixar bem claro por que ela é necessária e como vai ser realizada. E se você quiser conversar antes com a gente, também estamos à disposição {isso sempre, tá?}.   

E se diagnosticarem alguma doença na minha perícia? 

Se nos exames for diagnosticada alguma doença, você terá de cumprir Cobertura Parcial Temporária (CPT) para procedimentos de alta complexidade e internações exclusivamente relacionados à essa doença. Porém, na Alice, mesmo em casos em que forem aplicada algum tipo de CPT, não vamos ignorar sua condição {queremos estar sempre por perto}. Seu Time de Saúde vai saber de tudo e, com isso, avaliar qual é a melhor forma de cuidar de você. 

Se a sua condição for obesidade, por exemplo, não poderá fazer imediatamente uma cirurgia bariátrica, mas nossos profissionais vão estar sempre por perto, seja com o apoio de nutricionistas, te encaminhando para fazer os exames necessários, ou seja, te ajudando a elaborar um plano para te manter sempre saudável. 

Viu só? Na Alice, vamos falar tudo às claras e sempre cuidar de você. 

Dúvidas? Fale com a gente {adoramos uma boa conversa}.