November 27, 2020

Preparação Física na Alice

Photo by Elena Kloppenburg on Unsplash

Como é a preparação física na Alice?

Essa deve ser a pergunta que eu mais escuto desde quando comecei o processo para entrar no melhor Time de Saúde do mundo e a que mais me move desde então. É uma pergunta bem difícil de responder e já explico porque.

Não sei se já notaram, mas o serviço de preparação física não existe em nenhum outro plano de saúde. Mesmo com o exercício e a atividade física {não são sinônimos, mas isso é tópico para outro texto} serem base do tratamento e da prevenção de uma série de doenças crônicas, que contemplam os mais diversos problemas, tratados pelos mais diversos profissionais da saúde, não existe nenhuma operadora com um serviço de preparação física. Fui repetitivo propositadamente para mostrar o quão diferente é a Alice. Aqui entregamos a saúde como deve ser {slogan usado aqui propositadamente}, inclusive com a presença de um profissional de educação física entre o Time de Saúde.

Dito isso, como funciona a preparação física na Alice hoje:

O programa de base dura 3 meses. “Mas nossa Leo, só três meses?” Sim! Cada perfil que atendo hoje tem um objetivo claro e específico:

  1. Iniciar atividade física, gerar hábito
  2. Atingir uma meta ou corrigir algum erro no treino
  3. Iniciar retorno ao exercício físico após tratamento de uma lesão

Sendo assim, depois de 3 meses já teremos criado o hábito do exercício regular, ajustado o que é necessário para atingir uma meta ou voltar ao exercício após lesão. Óbvio que isso não é uma regra escrita a ferro e fogo e os ciclos podem se estender ou se ajustar  - por exemplo quando um membro precisar ficar sem exercício por 3 semanas, a régua irá caminhar junto e ao invés se ser 3 meses, o programa dele durará 3 meses + 3 semanas.

Vamos de exemplos

Vou contar aqui o caso da nossa primeira membro B.T.D., a completar o ciclo da Preparação Física. No primeiro atendimento, pude conversar com ela e entender quem ela é, sua relação com o exercício, como e quando ela gostaria e poderia treinar para cumprir seu objetivo. Ela começou a PF assim que teve alta da fisioterapia e queria voltar a pedalar e correr com intensidade e segurança {afinal de contas, ninguém merece se machucar}.

Para saber melhor o que seria possível prescrever para ela, testei alguns exercícios, vendo assim como estava seu nível de treinamento, pontos que deveria prestar mais atenção e pontos fortes, como sua determinação.

Nessa avaliação usei a plataforma de contato Elite Jump. Esse teste, que é aparenta ser simples - você basicamente salta em cima de um tapete - me dá um parâmetro crucial para cumprir o objetivo dela.

Através do salto, posso analisar a potência dos membros inferiores, ou seja, o quão eficiente a pessoa é em usar o sistema miotendíneo (músculos + tendões) para realizar movimentos explosivos. Vou traduzir, pois parece mais complexo do que é: quão mais potente e eficiente a pessoa é, menos energia gasta para se movimentar e, consequentemente, mais fácil e duradouramente consegue impor ritmos fortes em seu esporte. Você percebe como avaliar isso é crucial para chegar no objetivo dela?

A cada passo uma descoberta

Através desse parâmetro, consegui ter uma noção de onde estávamos, o norte para onde iria conduzi-la e traçar a rota para isso acontecer. Prescrevi assim um treino usando o app chamado True Coach para que ela fizesse por um mês. Como dificilmente um treino faz sentido por tanto tempo, fui fazendo ajustes através de feedbacks dados pela própria B.T.D. via app da Alice e do True Coach. Passado um mês, fiz um treino e assim seguimos até a alta.

Ao dar alta pude comparar sua evolução ao longo desses três meses, entregando quantitativamente o quanto evoluiu, comparando dados do True Coach e refazendo os exercícios do primeiro atendimento, inclusive o Elite Jump. Durante esses meses conseguimos cumprir o seu objetivo, justificando assim que posso dar alta após esse período sem medo {nem meu, nem dela}.

O programa ter finalizado não quer dizer que ela (ou você) nunca mais poderá passar com o preparador físico da Alice e que nossa relação acabou. O programa acabar quer dizer que aquele ciclo se finalizou. Pode ser que você tenha mais vários, inclusive recidivas (de lesão e/ou de sedentarismo) e estarei aqui, de braços abertos (figurativamente, pois literalmente o Covid-19 não permite) para te acolher e te ajudar mais uma vez a vencer esse desafio.

No fim do dia, é isso que importa para todos nós: conseguir entregar o melhor para cada membro, sempre acolhendo e com uma visão completa sobre qual sua realidade e o que está preparado e disposto a mudar para tornar sua vida mais saudável.